A maioria das empresas que atuam no mercado estão oferecendo um sistema computacional de prateleira, às vezes, de baixo custo, não atendendo aos diversos modelos de gestão de cada órgão, características peculiares de área gestora por tipo de projeto, relatórios de execução do objeto, controle da execução financeira etc. As Secretarias têm regras e procedimentos de conferência, análise, fluxo de aprovação, relatórios de gestão, acompanhamento, execução, métricas/indicadores e aprovação das prestações de contas de forma diferenciada, de acordo com a visão estratégica e objetivos de cada unidade gestora.
A arquitetura ao qual os sistemas destas empresas foram desenvolvidos, ou seja, a forma de organização dos projetos, gestão dos documentos, orçamentos, notas fiscais, recibos de pagamento, relatórios de execução, não irão permitir o atendimento à AUDESP V de maneira automatizada, podendo gerar retrabalho, possibilidade de inconsistência dos dados e informações, culminado em atrasos na implantação da ferramenta e vultuosos custos de novos desenvolvimento.
O prazo determinado pelo tribunal de contas (início de 2022), para início das atividades da AUDESP V, não permite aos gestores municipais cometerem erros desta natureza, não haverá tempo hábil para nova contratação.
Que o módulo Prestação de Contas ainda não está liberado para o piloto de testes, e que vai englobar a captura dos dados da Prestação de Contas relativos a Receitas e Despesas, Fornecedores, Notas Fiscais e etc., por ajuste firmado.
Importante reiterar que a arquitetura da Prestação de Contas de nossa plataforma eletrônica, já contempla todos os dados que serão objetos de captura, para atendimento a FASE V da AUDESP, sem necessidade de desenvolvimento.
Tão logo o TCESP libere as informações necessárias, estaremos identificando os eventuais arquivos no formato exigido, implementado em nossa ferramenta e assegurando o atendimento imediato aos nossos clientes.
Solicite uma apresentação da ferramenta (poderá ser realizada por videoconferência), envolva ao mesmo tempo, um grupo de gestores multidisciplinar, ou que acompanhem respectivas atividades da gestão interna ou da entidade parceira, tais como: chamamento público, comissão de monitoramento, elaboração e execução de projetos, relatórios de execução, pareceres, financeiro, conciliação bancária, fluxo de caixa e prestação de contas. Neste formato o mais importante a ser observado na ferramenta, é como estas atividades se relacionam, do início edital de chamamento e a assinatura do termo de parceria, até a prestação de contas, ou seja, como uma atividade pode afetar a outra, se o sistema possui processos automatizados “inteligentes” evitando retrabalho. Como é o relacionamento no sistema entre os gestores públicos e as entidades parceiras.
A Inovação Gov, esta oferecendo no mercado um conjunto de soluções que permite uma implantação de qualidade superior, envolvendo, consultoria, capacitação e ferramenta computacional com um novo conceito de processos de trabalho “inteligentes”.
Sistema web 100% aderente ao Marco Regulatório, desde o chamamento até final prestação de contas.
Esta metodologia é a base fundamental para uma implantação de excelência. Pois permite a participação direta “de quem executa as atividades” na elabora de um diagnostico da situação atual mais precisa,. Em seguida redesenhamos os processos de trabalho de acordo com o novo modelo, evitando retrabalho, na fase seguinte à homologação dos gestores responsáveis. Desta forma quando o sistema entra em operação, os diversos envolvidos já sabem como as atividades serão executadas “ sem surpresas”. Utilizamos a ferramenta BPMN que permite agilidade na análise do fluxo de trabalho e como resultado, um sistema hiper customizado/parametrizado às necessidades de cada órgão. Os gestores poderão alterar algumas regras sem a necessidade de um técnico da empresa.
Auxiliamos a elaboração de Decretos para o processo de implementação da Lei nº 13.019/2014, que deve passar pelos pontos, previstos pela própria Lei, que serão tratados pela norma regulamentadora como, também, pela avaliação da conveniência e oportunidade regulamentação de aspectos específicos na realidade local, a fim de normatizar os procedimentos para o Marco Regulatório e o uso da plataforma eletrônica/web.
Elaboração de projetos
Planejamento
Edital, chamamento, julgamento, contratualização e monitoramento
As instituições geralmente, são consequências de novos grupos da sociedade civil e dos movimentos sociais, por isso focam na execução do produto final, mas possuem grande dificuldade em realizar o compromisso firmado com a eficiência necessária, frente a todas as exigências da atual norma regulamentadora.
Por normalmente contar com uma administração mínima, onde poucas pessoas exercem vários papeis, as entidades acabam por não conseguir realizar a execução adequada do ajuste firmado, ou, muitas vezes, realizam bem a execução da política pública a que se obrigaram, mas não conseguem demonstrar e prestar contas da forma adequada as necessidades do Órgão e da Legislação.
Tendo em vista que os gestores públicos acumulam atividades em suas rotinas diárias, sabemos que se torna impossível que ainda assumam o treinamento para as entidades do Terceiro Setor, por isso oferecemos uma capacitação completa, composta por:
Todos os temas abordam os erros mais comuns, cometidos pelas entidades.