Objetivo
Analisar pontualmente as competências e a responsabilidade a que os agentes públicos estão sujeitos quando desempenham as funções de membros de comissões de licitação, pregoeiros, equipes de apoio, bem como de gestores, fiscais e responsáveis pelo recebimento do objeto contratual.
Público-alvo
Membros de comissões de licitação; pregoeiros e integrantes de equipes de apoio; membros de comissões de recebimento ou agentes responsáveis pelo recebimento de objetos; agentes públicos que possam assim ser designados; autoridades designantes; assessores jurídicos, procuradores e advogados; integrantes de setores de licitação; responsáveis pela elaboração de instrumentos convocatórios; gestores e fiscais de contratos; todo e qualquer profissional que atua, direta ou indiretamente, com o tema.
Duração
8 horas
Material de apoio
Apostila e CD
Programa
- Comissões de Licitação
- Comissões de licitação permanentes e especiais: distinção
- Forma de criação e atos de nomeação dos membros
- Composição das comissões
- Delimitação adequada de suas atribuições
- É possível a participação simultânea do servidor em duas ou mais comissões?
- Atos típicos do presidente, dos secretários e dos membros
- Responsabilidade solidária dos membros das comissões
- Exclusão da responsabilidade solidária
- Outras responsabilidades
- Compete à comissão elaborar o edital?
- Os atos de anulação ou revogação da licitação são de competência da comissão?
- A declaração de fracasso da licitação e o seu respectivo arquivamento competem à comissão?
- A aplicação de eventuais sanções compete à comissão?
- A aplicação do art. 48, § 3º, da Lei nº 8.666/93 compete à comissão?
- Quórum para instalação das sessões e para deliberações
- Importância dos suplentes
- Recondução dos membros para novo mandato
- Como proceder caso o mandato termine no curso de um certame?
- Jetom para os membros das comissões
- Exoneração e demissão de membros
- Extinção da comissão
- Responsabilidade dos integrantes de comissões de licitação perante os controles interno e externo
- Excludentes de responsabilidade
- Pregoeiros e Equipes de Apoio
- Perfil e atribuições destes servidores públicos
- Procedimento e formas de designação do pregoeiro e dos membros da equipe de apoio
- Recusa ou renúncia da designação ou nomeação
- Substituição do pregoeiro ou de membro da equipe. Necessidade ou não de suplente
- Quais servidores podem atuar como pregoeiros e integrar equipes de apoio?
- Existe responsabilidade solidária entre pregoeiro e membros da equipe de apoio?
- Existe hierarquia entre pregoeiro e membro de equipe de apoio?
- É possível a designação de servidor efetivo ou titular de cargo em comissão (confiança)?
- Pode-se utilizar pregoeiro ou membro de equipe de apoio que não faça parte da estrutura administrativa do órgão ou entidade promotora da licitação?
- Características técnicas e pessoais do servidor a ser designado como pregoeiro ou membro de equipe de apoio
- Funções típicas e exclusivas do pregoeiro
- Atribuições dos membros da equipe de apoio
- Pagamento de gratificação para os pregoeiros e membros da equipe de apoio
- Observância do princípio da segregação de funções na designação dos pregoeiros e membros da equipe de apoio
- Possibilidade ou não de pregoeiros ou membros da equipe de apoio atuarem também como membros de comissões de licitação
- Responsabilidade dos pregoeiros e membros de equipes de apoio perante os controles interno e externo
- Excludentes de responsabilidade
- Comissões ou Servidores responsáveis pelo Recebimento do Objeto
- Importância do recebimento do objeto contratado
- Atribuições e composição da comissão de recebimento
- Perfil destes agentes públicos
- Casos em que o recebimento pode ser realizado por um servidor e não por uma comissão
- Possibilidade ou não de integrantes de comissões de licitação, pregoeiros ou membros da equipe de apoio atuarem também no recebimento do objeto
- Recebimentos provisório e definitivo do objeto
- Lavratura de termo circunstanciado ou recebimento mediante simples recibo
- Casos em que o recebimento provisório pode ser dispensado
- Efeitos da rejeição do objeto na etapa do recebimento
- Consequências de um recebimento de objeto em desconformidade
- Responsabilidade destes agentes perante os controles interno e externo
- Excludentes de responsabilidade
- Gestores e Fiscais de Contratos
- Distinção entre gestor e fiscal de contratos
- Perfil e atribuições típicas
- Designação e recusa
- Ações rotineiras do gestor e do fiscal
- Adequado acompanhamento das intercorrências contratuais
- Instrumentos indispensáveis para uma gestão eficaz
- Quando é necessário contratar terceiros para auxiliar o fiscal ou gestor de contratos?
- Remuneração do fiscal ou gestor contratual
- A possível criação do cargo de gestor
- Condutas do gestor, do fiscal e obrigações do particular contratado
- Possibilidade ou não de integrantes de comissões de licitação, pregoeiros ou membros de equipes de apoio atuarem como fiscais ou gestores dos respectivos ajustes celebrados
- Danos causados pelo particular contratado à Administração Pública e/ou a terceiros
- Desídia do fiscal ou gestor de contratos
- Responsabilização do Poder Público perante terceiros
- Responsabilidade dos gestores e fiscais de contratos perante os controles interno e externo
- Excludentes de responsabilidade
Pós-Curso
O Pós-curso é a continuidade do processo de aprendizado aonde os participantes têm assistência direta com a empresa, contando com uma equipe especializada e o consultor responsável pelo treinamento ministrado, via e-mail, pelo período de até um ano após o encerramento das aulas.